Fale corretamente

Estabelecer uma comunicação eficaz pressupõe alguns cuidados fundamentais. Sua imagem, pode ser seriamente comprometida pela forma como você fala. Falar com educação apenas não é o suficiente. É importante falar de forma correta, utilizando inflexões de voz adequadas ao contexto.

Erros básicos ferindo regras básicas gramaticais são imperdoáveis. Exemplos: A eliminação do plural: “Nós vamo”…”Os carro”… Ou ainda frases do tipo: “Para mim consertar” que confunde quem faz, com quem sofre a ação. O Correto: “Ela trouxe a caixa para mim, para eu consertar”.

AJUSTE O VOLUME: Falar alto ou baixo demais também prejudica sua comunicação. Ajuste o volume e o tom de sua voz ao local e ao número de pessoas, procurando falar de forma clara e eloqüente.

VIVA SUAS PALAVRAS: Coloque vida e emoção no que está dizendo. Agindo assim, você desperta a atenção das pessoas e suas chances de êxito são bem maiores. Use adequadamente as pausas, o ritmo e, principalmente, a ênfase para colocar entusiasmo em sua performance verbal.

Uma solução simples e interessante para falar melhor, é criar o hábito de ler mais. Esse hábito, além de aumentar a correção e a fluência, enriquece o vocabulário e os conhecimentos. No mundo globalizado, para que você possa competir profissionalmente, é preciso apresentar diferenciais que aumentem suas chances de empregabilidade e o maior conhecimento proporcionado pela leitura sem duvida contribui positivamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s