Motivação: O combustível da empresa

O profissional deve diariamente tomar uma injeção de ânimo para estimular a produção e o bom desenvolvimento da empresa.

Comodismo e falta de entusiasmo podem ser os grandes inimigos de sua vida profissional. A palavra-chave do momento é a “motivação”. O que as empresas buscam para seu time são pessoas capazes de encontrar estímulo no que fazem. A exigência por profissionais motivados não é à toa. Eles são responsáveis pelo alcance de resultados mais produtivos nas instituições.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, e publicada no livro de Richard Barret, traz dados significativos: quando os funcionários se sentem motivados no trabalho, a produtividade é no mínimo duas vezes maior do que quando isso não ocorre. Aquele profissional que enxerga o trabalho como um sacrifício, ou está sempre resmungando diante de mudanças, não é valorizado pela empresa. Mas como se sentir motivado? A motivação está estritamente ligada à satisfação e a determinação pessoal do profissional.

O funcionário que se sente realizado e que tem metas traçadas sabe lidar com obstáculos. Ao vencer uma dificuldade e alcançar um objetivo, facilmente a motivação aparece.

Mas essa missão não cabe somente ao funcionário. A empresa também é responsável por manter em alta o astral dos funcionários. É o que pensa a diretora comercial da SPOT, Cláudia Montenegro. Para ela, os segredos para o alcance da motivação são: estabelecer metas, envolver toda equipe nas tarefas e mostrar a importância do trabalho de cada um. “É preciso repartir os lucros da vitória, dividindo reconhecimento e sucesso”, ressalta Montenegro.

Buscar desafios é outra maneira de alcançar motivação no trabalho. O profissional responsável em buscar soluções para problemas e novas experiências toma iniciativa, em vez de esperar dos outros. Quem está motivado tem autocrítica e buscar fazer o melhor.
Dica: Reaja diante dos erros.

Esforçe-se para mudar as situações de erro, não se acomode se elas estão lhe fazendo mal. Procure dar prioridade àquilo que vai lhe ajudar a atingir seu objetivo. Reveja seus propósitos, avalie as falhas, busque soluções com colegas e chefe. Analise se está na empresa certa.

É preciso descobrir o que o estimula, de verdade, para escolher o trabalho que permita à sua motivação aparecer.

Caso algo não lhe agrade na rotina de trabalho, pense numa mudança, conversando com o chefe e a equipe de sua organização. Não se contamine com o desânimo dos colegas de trabalho.

A desmotivação contamina como um vírus. Afaste-se dos reclamões. Dê a importância adequada ao trabalho.

Saiba conciliar o trabalho com a vida, ele não deve ser a única fonte de satisfação, pois, se algo der errado a frustração e a desmotivação serão muito maiores. Prepare-se para mudanças.

As mudanças fazem parte da vida de qualquer empresa. E além das mudanças do ambiente, e da rotina do trabalho, você também precisa mudar para se desenvolver. Tenha metas realistas.

Não assuma atividades que exijam muito mais do que você pode oferecer. Uma demanda maior do que a capacidade de gerenciamento acabará gerando frustrações e, consequentemente, desmotivação. O mesmo raciocínio vale para atividades que estejam muito abaixo da sua capacidade. Se você não se sentir desafiado, dificilmente ficará entusiasmado.

Concentre forças no que o motiva.

Além de concentrar esforços na tarefa a que se propõe, você deve procurar enxergar os fatores que inibem sua motivação. Tensão, ansiedade, falta de confiança em si mesmo são “inimigos da motivação”.

Fonte: as dicas são da revista Você, da Editora Abril

Um comentário sobre “Motivação: O combustível da empresa

  1. Pingback: Motivação: O combustível da empresa | Artes do Sul - Arte, Informação & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s