O que é liderança?

Li um artigo de Peter Drucker e não resisti. Fiz uma tradução condensada das partes que achei mais importantes para refletirmos nisso quando o país é atingido por um verdadeiro Tsunami de denúncias que deixa atrás de si um mar de lama de não dar pé. Será que liderança é isso que estamos assistindo? Se for, é melhor não incentivarmos nossos filhos e alunos a buscarem liderança alguma.

Veja as idéias de Peter Drucker sobre o tema.

“Liderança é importante. Mas é algo diferente do que hoje traz esse nome. Tem pouco a ver com qualidades de líderança e menos ainda com carisma. Não houve em toda a história líderes mais carismáticos do que Stalin, Hitler e Mao — que infligiram tanto mal e sofrimento na humanidade. Mas a liderança eficaz não depende de carisma. Ninguém imaginaria uma personalidade menos carismática do que Abraham Lincoln…

“Aliás, o carisma acaba sendo a própria ruína dos líderes. O carisma os torna inflexíveis, convencidos de sua própria infalibilidade, incapazes de mudar. Foi o que aconteceu a Stalin, Hitler e Mao e acredita-se que o que salvou Alexandre, o Grande, do fracasso foi sua morte prematura…

“Então, o que é liderança, se não é carisma e se não é um conjunto de traços de personalidade? A primeira coisa que caracteriza a liderança é o trabalho. O alicerce da liderança eficaz é criar a missão, defini-la, estabelecê-la de forma clara e visível. O líder estabelece metas, define prioridades, determina padrões e os mantém…
“É claro que o líder faz acordos. Mas antes de se comprometer, o líder eficaz pensa muito bem se aquilo é certo e desejável. A primeira tarefa do líder é ser a trombeta que toca de modo claro…

“O que distingue o verdadeiro líder de um fracasso são suas metas. Ele verifica se os compromissos que assume são compatíveis com sua missão e metas ou o levam a desviar-se delas. O que determina se um líder tem seguidores ou apenas pelegos hipócritas é se ele mantém-se firme em alguns princípios básicos e os demonstra por sua conduta…

“A segunda exigência é que o líder enxergue a liderança como uma responsabilidade e não como um cargo ou privilégio. E quando as coisas não dão certo, o verdadeiro líder não culpa outros. Líderes eficazes não temem associados e subordinados fortes, não enxerga o fortalecimento deles como uma ameaça, mas como seu próprio triunfo…
“Finalmente, exige-se de um líder eficaz que conquiste confiança. Do contrário, ele não terá seguidores e a única definição de um líder é alguém que tem seguidores. Para se confiar em um líder não é necessário gostar dele. Nem é necessário concordar com ele. Confiança é a convicção de que o líder é exatamente aquilo que ele diz. Trata-se de uma crença em uma coisa que está muito fora de moda, chamada “integridade”. As ações de um líder e aquilo em que ele acredita devem ser congruentes ou pelo menos compatíveis. A liderança eficaz, e mais uma vez apelo para a sabedoria comum, não está baseada em ser esperto, mas em ser consistente…”

Condensado de um artigo de autoria de Peter Drucker

Frases de Liderança

Anúncios

Um comentário sobre “O que é liderança?

  1. Pingback: 12 atitudes que estimulam a criatividade na empresa | Artes do Sul - Arte, Informação & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s