Seja claro ao expor idéias (Bem Paraná)

Por Ana Paula de Carvalho

Seja claro ao expor idéias
Na correria do dia-a-dia, o pensamento muitas vezes é tão rápido e sempre muito ágil diante da nossa palavra. Nesses casos, é comum expressar ideias que nem sempre são compreendidas pelo interlocutor. Começamos a falar pelo meio, truncamos o pensamento, mudamos o rumo da conversa e, ainda por cima, ficamos irritadas porque a mensagem não foi captada.
Como ainda não nos comunicamos por telepatia, é preciso ordenar esse verdadeiro emaranhado de ideias que é o nosso pensamento para colocar tudo na ordem certa.

Muitos profissionais abusam dos pronomes como se todos pudessem entender o que pretendem dizer. É “ela” aqui numa conversa, “aquele” em outra reunião, mas não se identificam as pessoas pelo nome, causando conflitos por falha na comunicação.


Diálogo ineficiente

As informações que estão na cabeça de quem fala não são, necessariamente, as mesmas que estão na cabeça de quem ouve. Às vezes o que é tão claro e simples para quem fala pode ser extremamente complexo, difícil e estranho para quem ouve. Por isso, confira sempre se os ouvintes entenderam o sentido que você está tentando comunicar. E, depois de analisar a reação que suas palavras provocam explique, esclareça e defina fatos, lugares, causas, efeitos, conseqüências. Assim, você estará sendo eficiente no seu diálogo e, consequentemente, no seu trabalho.


Perda de tempo

Não saber se comunicar bem pode causar perda de tempo no seu trabalho. Pense e responda: você explica algo, mas sempre existem dúvidas por parte das pessoas? Então, ou você está falando como não deve ou a pessoa não está se esforçando para entender. Ao fornecer explicações, vá para um ambiente fechado e com pouco barulho, o que melhora o entendimento. Além disso, os projetos rendem mais quando a comunicação é mais eficiente, já que eles não precisam ser refeitos a todo o momento. A falta de clareza é um ladrão de tempo e este é o que mais pode ser evitado, com uma boa e simples conversa.


Dicas para se expressar bem

  • Avalie quanto seu interlocutor já sabe sobre o assunto que você fala
  • Contextualize bem o tema para ser compreendido nas conversas
  • Faça perguntas no meio da conversa para se certificar de que está sendo compreendido
  • Observe as reações do interlocutor para avaliar seu nível de compreensão. Na dúvida explique melhor o que estiver dizendo

Auto: Ana Paula de Carvalho
Fonte:
Bem Paraná – Seja claro ao expor idéias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s