Seja um General

Por Donald Trump

Sou presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da The Trump Organization. Gosto de dizer isso porque essas funções significam muito para mim. Hoje, essa organização conta com mais de 20 mil funcionários. Um dia, publiquei um anúncio em que declarava: “Só trabalho com os melhores”. Essa afirmação ainda é válida.

Cada vez mais, constato que dirigir um negócio é como ser um general. O exercício da autoridade acarreta muita responsabilidade, não apenas em relação a si mesmo, mas, sobretudo, para com as tropas. Em grande parte, a vida dos empregados depende de você e das suas decisões. As más estratégias acabam afetando muita gente. É nesse ponto que a liderança assume nova dimensão. Todas as suas decisões são importantes, não importa que trabalhem para você 20 mil pessoas ou apenas uma.

Se você for cuidadoso ao selecionar seu pessoal, a gestão fica muito mais fácil. Confio num pequeno grupo de pessoas para manter-me informado. Sabem que confio nelas e dão o melhor de si para preservar essa confiança.

Por exemplo, quando preciso saber alguma coisa sobre meus cassinos e hotéis em Atlantic City, sei que posso procurar Mark Brown, meu CEO, e obter respostas rápidas e esclarecidas. Se eu telefonar para Laura Cordovano, no Trump Park Avenue, e perguntar-lhe sobre as vendas, ela me apresentará exatamente a realidade do momento. Se eu entrar em contato com Allen Weisselberg, meu CFO, ele me dirá o que preciso saber, em 20 palavras ou menos. Meu advogado sênior e assessor em The Apprentice O Aprendiz),* George Ross, é ainda mais conciso, retratando a situação em não mais do que 10 palavras. Encontre pessoas que se enquadrem em seu estilo de negócios e você enfrentará menos problemas no decorrer do tempo.

Boas pessoas se traduzem em boa gestão e boa gestão resulta de boas pessoas. É preciso que trabalhem juntas ou não ficarão uma ao lado da outra por muito tempo. Já vi administrações competentes sobreviverem com pessoas medíocres, assim como já deparei com pessoas excelentes atoladas num ambiente de gerência ineficaz. Mas os bons gestores acabam indo embora e arrastando consigo os bons empregados. E você ficará com uma equipe cujos funcionários se dão bem uns com os outros por serem todos medíocres. Economize tempo, recrutando os melhores. Às vezes, isso significa escolher atitudes, em vez de credenciais e experiência. Use sua criatividade para alcançar um bom equilíbrio desses atributos no conjunto.

As pessoas criativas raramente precisam de motivação externa – elas têm seu próprio impulso interior e jamais se deixam dominar pelo tédio. Recusam-se a serem complacentes. Vivem no limite, e é exatamente disso que precisam para alcançar o sucesso e continuarem sendo bem-sucedidas.

Um de meus ex-empregados era responsável por um novo projeto. Seu trabalho fora completo e razoável, mas eu sentia que faltava algo. Seu desempenho não havia sido fantástico, ao contrário do que esperaria qualquer um que conhecesse sua capacidade. Resolvi, então, desafiar seu ego criativo, dizendo que estava tudo bem, mas que ele parecia pouco inspirado. Perguntei-lhe, com jeito, se ele estava mesmo interessado no projeto e insinuei que talvez houvesse algum problema.

Bem, o cara ficou fulo comigo. Considerou-se profundamente insultado.

E, como não é difícil imaginar, a revisão que ele apresentou estava muito melhor que o original. A diferença entre a primeira versão e a última versão era incrível. Não dei uma bronca no cara, logo de início, porque ele era geralmente exigente consigo mesmo e nunca me deixara na mão. Mas eu precisava sacudi-lo.

Os generais motivam as tropas, inspiram-nas quando necessário. Agem da mesma maneira com os oficiais de patente mais elevada. Todos nós precisamos de vez em quando de um empurrão. Aprenda a adaptar seus métodos às personalidades sob sua liderança.

Mantenha a visão do todo, enquanto cuida dos detalhes do cotidiano. Isso talvez pareça coisa de equilibrista, mas é absolutamente imprescindível para o sucesso na gestão de uma empresa.

*Nota da Editora: Reality show apresentado por Donald Trump na NBC, Estados Unidos. Conheça mais, lendo a Parte VI, “Nos Bastidores do The Apprentice”.

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