Liderando Mudança de John P. Kotter

olho-13Por Júlio Pavlov

Faz mais ou menos uns dois anos que ganhei de presente um livro chamado Liderando Mudança de John P. Kotter, um professor de Harvard que se especializou em mudanças e como as empresas se diferem em seus processos, seus desafios, e em último caso, porque algumas parecem se saírem melhores do que outras.

Nesse momento você pode estar pensando: Isso não se aplica na minha pequena empresa ou a mim. A minha estrutura enxuta não precisa desse tipo de mudança. Ela ocorre diariamente, a passos ditados por mim ou por nossos liderados. Besteira!

Neste livro e em outros dois sobre o mesmo tema (O nosso Iceberg está derretendo e Sentido de Urgência), o autor discorre sobre o principal entrave para fazer com que as empresas alcancem um nível de performance que os coloque na liderança de seus cenários competitivos: O Sentido de Urgência.

Como a sua empresa e você lidam com os desafios, as oportunidades nesse novo contexto mundial, de internet, do poder nas mãos do cliente? Com que urgência os passos necessários estão efetivamente sendo dados? Você já parou para fazer essa pergunta?

Para isso, vou colocar aqui um trecho resumido do livro*, descrevendo ações que você pode programar a partir de hoje para que o sentido de urgência seja disseminado dentro de qualquer organização, de qualquer tamanho. Convido-lhe a ler esse trecho e ao terminá-lo, fazer uma análise de como você tem lidado com o assunto.

Elimine e delegue

· Impeça que uma agenda lotada torne impossível o comportamento urgente;

· Elimine itens de baixa prioridade;

· Cancele projetos secundários;

· Delegue, delegue e delegue;

· Não permita que subordinados deleguem problemas para você.

Avance rápido

· Use o tempo livre para responder imediatamente as chamadas, pedidos para agendar reuniões e e-mails sobre questões prioritárias;

· Nunca termine suas reuniões sem a clareza de quem vai fazer o que e quando.

Fale com paixão

· Enfatize sempre a necessidade do comportamento urgente e aja de acordo: avance, adapte-se e fique à frente da concorrência.

Fale com emoção

· Torne esse sentimento contagiante.

Alinhe palavras com as ações

· Não fale apenas sobre o mundo externo, encare-o constantemente.

· Não fale apenas sobre como explorar novas oportunidades, faça-o constantemente.

Deixe que todos vejam suas ações

· Aja da maneira mais visível possível e diante do maior número possível de pessoas. Deixe que todos conheçam seu sentido de urgência.

*Do livro Sentido de Urgência, Kotter, John P., Editora Best Seller, páginas 125 e 126.

E então? Pronto para começar a fazer a diferença e ser um agente de mudança dentro da sua organização? Os bons resultados de se ter o verdadeiro sentido de urgência só dependem de começar a praticar. Está esperando o quê?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s